Rio misteriosamente fica vermelho

Quando um rio que tem o apelido de “hidrovia dourada” aparece vermelho como suco de tomate de uma hora para outra, com certeza deve chamar um pouco a atenção dos ribeirinhos.

Foi o que aconteceu com os moradores da cidade de Chongqing, no sudoeste da China, quando olharam o rio Yangtzé, no dia 6 de setembro. A cor vermelha foi percebida não só no maior distrito industrial do sudoeste chinês, mas em vários outros pontos do rio também.

Ainda não se sabe qual a causa do fenômeno, mas o jornal The Telegraph informou que oficiais ambientais estão considerando a poluição industrial e o lodo possíveis culpados pela cor inusitada.

Uma explicação natural para a água vermelha que pode ser descartada são microorganismos que produzem a chamada “maré vermelha”, conforme explica a professora Emily Stanley, da Universidade do Wisconsin (EUA). Segundo ela, as algas que costumam causar o fenômeno da maré vermelha são de um grupo marinho, e não de água doce.

Entretanto, a água doce pode ficar vermelha por causas biológicas, como o caso de um lago que se tornou vermelho-sangue durante uma seca no Texas no último verão americano, o que levou à circulação de boatos sobre o fim do mundo. Tratava-se da incursão de bactérias que produzem a cor e que se reproduzem mais quando um corpo de água tem menos oxigênio que o normal. Como os rios se movem constantemente, agitando as águas e oxigenando-as, raramente eles chegam à deficiência de oxigênio necessária para que os organismos que causam a cor vermelha se reproduzam.

Uma pista para a solução do mistério pode ser uma ocorrência similar em outro rio chinês, o Jian, que também ficou vermelho no último dezembro, por causa de lixo industrial. Os investigadores descobriram que um complexo industrial estava produzindo ilegalmente corante vermelho para embrulho de fogos de artifício.

Uma última possibilidade pode ser a terra que chega aos rios, resultado de erosão no solo provocada pela chuva. É mais um problema ambiental em uma China que está se industrializando ao máximo, sem a devida preocupação com o meio ambiente. [ABC News,Life’s Little Mysteries

 Hype Science

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s