Cristo Prestes a Voltar(Parte 1)

A Segunda Vinda de Cristo

NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. S. João 14:1-3

  E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Lucas 21:27

Estará o mundo preparado para encontrá-Lo? E somente quem poderá ver a volta de Jesus?

R: Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Apocalipse 1:7

Por que muitos não estarão preparados para esse evento?

R: Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 24:48-51

O que estará fazendo o mundo quando Cristo vier?

R:   E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37-39

  Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Lucas17:28-30

O que faz os homens ficarem cegos ao evangelho de Cristo?

R: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. II Coríntios 4:4
o sentido aqui, não é que em si mesmos sejam coisas más o comer, beber, casar, comprar, vender, plantar, edificar, mas que a mente dos homens estaria tão cheia destas coisas que dariam pouca ou nenhuma importância à vida futura, e não se preparariam para encontrar Jesus quando viesse.
“Em minha maneira de ver, esta preciosa doutrina – Pois assim devo eu chamar-lhe – da volta do Senhor à Terra, é ensinada no Novo Testamento com tanta clareza como qualquer outra doutrina que contém; no entanto, eu estava na igreja havia já quinze ou dezesseis anos antes de ouvir o primeiro sermão sobre o assunto.

Quase não existe igreja que não realize muitos batismos, mas em todas as epístolas de S. Paulo, creio eu, é o batismo citado apenas tres vezes, ao passo que a volta de Cristo fala ele cinquenta vezes; no entanto a igreja muito pouco tem dito a esse respeito. Posso agora ver uma razão para isso; o diabo não quer que vejamos essa verdade, pois nada mais despertaria tanto a igreja. No momento em que o homem aprende a verdade de que Cristo voltará para buscar Seus seguidores, esse mundo perde para ele sua importância. O coração está livre, e a pesoa aguarda o bem-aventurado aparecimento de seu Senhor, que, por ocasião de Sua vinda, o levará consigo para Seu bendito reino” – A Segunda Vinda de Cristo, por D. L. Moody, págs. 6 e 7.

“Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no Céu, há de vir assim como para o Céu O vistes ir,’ é a promessa que ao partir fez Jesus aos discípulos, comunicada por intermédio de dois varões vestidos de branco, enquanto uma nuvem O ocultava aos seus olhos. Quando mais de cinqüenta anos depois, na glória Ele quebra o silêncio e fala mais uma vez da revelação que fez a Seu servo João, o evangelho que enviou depois de Sua ascenção começa com: ‘Eis que vem com as nuvens,’ e termina com ‘certamente cedo venho’. Considerando e enfase solene e a grande preeminência dada a essa doutrina através de todos os ensinos de nbosso Senhor e de seus apóstolos, como foi que nos cinco primeiros anos de minha vida pastoral não encontrou lugar nenhum em minha pregação? Sem dúvida, a razão está na falta de instrução anterior. De todos os sermões que ouvi desde a minha infância, não me lembro de nenhum sequer sobre esse assunto.” – How Christ Came to Church, por A. J. Gordon, D. D., págs. 44 e 45.

Por ocasião da ascensão de Cristo, que certeza foi dada de Sua volta?

R: E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:10-11

Desde quando é ensinada a doutrina da vinda de Cristo?

R: E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. S. Judas 1:14 e 15

Qual era a confiança de Jó quanto à segunda vinda de Cristo?

R: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior. Jó 19:25-27

Que diz Davi da segunda vinda de Cristo?

R: Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele. Salmos 50:3
Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade. Salmos 96:13

Como expressa S. Paulo esta esperança?

R:  Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Filipenses 3:20
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; Tito 2:13

Qual é nesse sentido, o testemunho de S. Pedro?

R: Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. II Pedro 1:16

Quando serão os santos semelhantes a Jesus?

R: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. I S. João 3:2

Que passagens das Escrituras mostram que a vinda de Cristo será uma ocasião de recompensa?

R:  Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. S. Mateus 16:27
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

A quem é prometida a salvação quando Cristo vier?

R: Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28

Que influência exerce em nossa vida essa esperança?

R: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. I S. João 3:2 e 3

A quem diz S. Paulo ser prometida uma coroa de justiça?

R: Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. II Timóteo 4:6-8

Quando Jesus vier, o que dirão os que O esperam?

R: E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos. Isaías 25:9

Foi revelado o tempo exato da vinda de Cristo?

R: Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. S. Mateus 24:36

Em vista disso, que nos manda Cristo fazer?

R: Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. S.Mateus 24:42
Nas Escrituras, a nota constante, a freqüente exortação, é para nos prepararmos para a vinda do Senhor”. – Deão Alford. “A atitude conveniente do cristão é aguardar constantemente a volta de seu Senhor”. – D. L. Moody.

Que advertência fez Cristo para não sermos apanhados de improviso por esse grande evento?

R: E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. S. Lucas 21:34-36

Que graça cristã somos exortados a exercer em nossa expectação desse evento?

R:  Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. S. Tiago 5:7 e 8

Deixe uma resposta

